Conceito: É aquela de duração prolongada na qual a inflamação ativa destruição tecidual e tentativas de reparação estão ocorrendo simultaneamente.
As reações inflamatórias crônicas incluem algumas doenças humanas com: artrite reumatóide, aterosclerose, tuberculose e doenças pulmonares crônicas.
Relação farmacológica: Os principais agentes antiinflamatórios são representado pelos glicocorticóides e pelos agentes antiinflamatórios não-esterioidais (AINES), porém neste grupo ainda contam as agentes anti-reumatóides e os fármacos usados no tratamento de gota.
- A doença reumatóide faz parte das inflamações crônicas, enquanto a artrite reumatóide representa uma causa comum de incapacidade do local atingido.
- As alterações articulares que provavelmente representa uma reação auto-imune consiste em inflamação, proliferação da membrana sinovial e erosão da cartilagem e do osso.
- As citosinas inflamatórias primários, a IL-1 e a TNF- α desempenham importante papel na patogenia.
Fármacos utilizados:
Na categoria dos anti-reumatóide tem-se: metotrexato, sulfassalazina, compostos de ouro, penicilina e cloroquina. trata-se de fármacos de ação lenta que deram de 6 semanas a 6 meses para tornar seus efeitos terapêuticos evidentes, efeitos esse que são: melhores os sintomas e reduzia o processo inflamatório, alem de retardar a evolução da doença, porém não a detém totalmente.
Na categoria dos agentes anticitocinas tem-se: infliximabe e etanercepte. trata-se de preparações biológicas dirigidas contra a ação do fator de necrose tumoral α - um importante mediador do inflamação reumatóide - inibindo seus efeitos.
Dianne Suêrda e Mayara de Andrade - Faculdade Leão Sampaio - Enfermagem - 3° semestre
Referências:
Farmacologia:Básica & clínica/ editora de Bertram G. Katsung; supervisão da tradução Penildon Silva; tradução Patrícia Lydie Voeux-Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2005.
Farmacologia. H.P. Rang [et al]; tradutores Patrícia Lydie Voeux, Antonio José Magalhães da Silva Moreira. -Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário