sábado, 3 de outubro de 2009

LINFOMA


O que é linfoma
O Linfoma é um tipo de câncer saguíneo considerada a quinta causa de morte em pacientes oncológicos, atrás apenas do câncer de próstata, mama e tubo digestivo. Pesquisas mostram que 74% da população mundial não sabem que linfoma é um tipo de câncer e mais de 30% desconhece a existência da doença.

Segundo últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2004 foram registrados 3.194 mortes por linfoma no Brasil, uma média de 8,5 mortes por dia. No mundo estima-se que mais de 180 mil novos casos sejam registrados ao ano. O problema é que não existem campanhas de orientação às pessoas para estimular a ida ao médico para a detecção da doença em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores.

Fatores de risco do linfoma
  • Pessoas com sistema imune comprometido
  • infecção pelo HIV
  • uso de drogas imunossupressoras
  • Membros de famílias nas quais uma ou mais pessoas tiveram diagnóstico da doença

Sintomas do linfoma

A doença pode surgir em qualquer parte do corpo e os sintomas dependem da sua localização. Caso se desenvolva em linfonodos que estão próximos à pele, no pescoço, axilas e virilhas, os sintomas provavelmente incluirão a apresentação de linfonodos aumentados e indolores nestes locais. Se a doença ocorre na região do tórax, os sintomas podem ser de tosse, dispnéia e dor torácica. E quando se apresenta na pelve e no abdome, os sintomas podem ser de plenitude e distensão abdominal. Outros sintomas incluem febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, e prurido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário