quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Neoplasia Pulmonar


As neoplasias pulmonares são freqüentes e geralmente gravessendo que a maioria são os carcinomas broncogênicos, assim chamados por se originarem do epitélio brônquico ou bronquiolar.Acometem pessoas entre os 40 e os 70 anos de idade, com maior prevalência entre os homens. Há vários fatores implicados na etiologia do câncer do pulmão:
1- Tabagismo.
Evidências estatísticas: há correlação entre a freqüência do câncer do pulmão e a quantidade de cigarros consumidos por dia, o hábito de "tragar" e a duração do hábito.
Evidências clínicas: são comuns as alterações histológicas no epitélio do trato respiratório dos fumantes (hiperplaisa e atipias).
Evidências experimentais: existem mais de 1200 substâncias químicas na fumaça do cigarro, muitas delas comprovadamente carcinogênicas.
2- Riscos industriais: a exposição a determinadas substâncias usadas na industria (asbestos, urânio, radiação, niquel, cromatos, etc) está associada com maior risco de câncer do pulmão.
3- Poluição do ar: não há provas inquestionáveis do seu papel na gênese do câncer do pulmão.
4- Cicatrizes pulmonares: alguns cânceres do pulmão assestam-se sôbre cicatrizes de infartos, corpos estranhos, tuberculose, etc.

Os carcinomas broncogênicos geralmente são localizados próximos do hilo pulmonar, atingindo brônquios fonte, brônquios lobares ou brônquios segmentares, são chamados de tumores de localização central. E uma minoria dos tumores pulmonares é de localização subpleural, sendo inacessíveis à broncoscopia e são chamados de tumores periféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário