Epidemiologia
Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. Atinge principalmente homens entre 15 e 50 anos de idade, sendo considerado raro. Sua incidência é de três a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivíduos e é facilmente curado quando detectado precocemente.
Sintomas
O mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Deve-se ficar atento à alterações como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, dor imprecisa no abdômen inferior, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.
Fatores de Risco
- histórico familiar deste tumor,
- lesões e traumas na bolsa escrotal e
- criptorquidia.
Diagnóstico
É uma doença agressiva com alto índice de duplicação das células tumorais, no entanto é fácil diagnóstico, tem boas chances de cura e responde muito bem aos quimioterápicos disponíveis no momento.
Tratamento
O tratamento inicial é sempre cirúrgico e ocorre através de um pequeno corte no abdome, quando se expõe o testículo e a biópsia é realizada. Se o resultado for positivo ocorre a retirada do testículo no mesmo momento e se o outro testículo do paciente não estiver comprometido não alterará em nada sua função sexual ou a reprodutividade do mesmo.
pergunto e presiso de respois a mastubaçao gera esse canser me respoda pelo email è alp_braao@hotmail.com
ResponderExcluirops errei meu emailè alp_abraao@hotmail.com
ResponderExcluir