sábado, 28 de novembro de 2009

Regeneração
Os tipos de regeneração são divididas de acordo com a causa da regeneração:patológica ou fisiológica.
A crosta fibrino leucocitária corresponde à “casca” da ferida. Quando a crosta fica mais escura , ela é mais hemática , ou seja , rica em hemácias .
A função da crosta consiste na proteção do meio interno .Exemplo:Regeneração.As células basais do folículo piloso se proliferam e fazem a proteção celular do meio interno. Depois disso ocorre a perda da crosta e tudo volta ao normal.
Tecido de granulação
Aspecto macroscópico:Tecido amarelado com pontos, grânulos avermelhados. Tal tecido de reparo aparece quando há grande perda do tecido original.
O início da formação tecido de Granulação ocorre com ação do macrófago. Qualquer substância externa retarda o Reparo .
1.Neoformação vascular :Vasos pré-existentes (eles provém do tecido epitelial adjacente que formam brotos para o interior .Esses vasos são imaturos e possuem junção epitelial frágil gerando edema e sangramento com facilidade) e brotos inicialmente sólidos desenvolvem-se com angiogênese.
2.Exsudato: formado por macrófagos,linfócitos e plasmócitos em maior quantidade que no processo agudo.
Esse Exsudato forma um coágulo lateralmente e de baixo para cima , simultâneamente.
3.Fibrablastos(miofibrablastos):
Possuem maior capacidade de retração .Por isso a cicatriz final é menor que a área lesada inicialmente.
4.Fabricação de matriz extra-celular:
•produção de mucapolissacarideos
•Produção de fibras colágenas
Quando isso ocorre , diminui a neoformação vascular e o exsudato fazendo com que a cicatriz seja mais acelular e avascular.
Adesão plaquetária promovem liberação de fatores de crescimento plaquetário que estimulam macrófagos, estimulam células epiteliais que produzem fator de crescimento epitelial, proliferação do fibroblasto e sua diferenciação .Na saliva existe fator de crescimento epitelial .Por isso os animais “lambem”a ferida.
Plaquetas produzem fatores plaquetários que estimulam:
•migração de macrófagos para a lesão
•crescimento epitelial
•migração de fibrablasto para lesão
•transformação de fibrablastos em miofibrose
Os fibrablastos também migram para o local da lesão.O macrófago , além de começar a limpeza na lesão , possui um fator de crescimento que estimula a angiogênese.
O fibroblasto produz colágeno e fibronectina os quais migram para a lesão. Tecido granulação é constituído por novos vasos , células sanguíneas , fibroblasto, e matriz para preencher o local .
As células epiteliais são estimuladas intrinsicamente (fator de crescimento epitelial) e extrinsicamente(saliva ou proveniente do fibroblasto) e então começam a se proliferar levando ao fechamento da lesão simultaneamente à formação do granuloma.Quanto mais velho o granuloma , mais acelular e avascular ele fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário