sábado, 28 de novembro de 2009


Choque séptico

Definição:
Condição anormal e grave causada por uma infecção generalizada, resultando em pressão sangüínea baixa e redução da produção de urina, que ocorrem por insuficiência do fluxo sangüíneo corporal.
Causas, incidência e fatores de risco:
O choque séptico ocorre com maior freqüência em idosos, crianças e pessoas com doenças subjacentes. Várias bactérias podem causar o choque séptico, e as toxinas liberadas por essas bactérias podem provocar lesão tecidual e alterar a circulação normal.
Os fatores de risco incluem as doenças subjacentes como diabetes, cânceres hematológicos, doenças do trato genitourinário, fígado ou via biliar e trato intestinal. São também fatores de risco: infecções recentes, antibioticoterapia prolongada e cirurgias ou procedimentos recentes.


Tratamento:
O choque séptico é uma emergência médica em que o paciente é admitido para tratamento intensivo.
Os objetivos do tratamento são:
providenciar oxigênio e tratar a angústia respiratória, se estiver presente
elevar as pernas a fim de maximizar o fluxo sangüíneo para o cérebro
administrar fluidos intravenosos para restaurar o volume sangüíneo e drogas vasoativas para tratar a pressão sangüínea baixa
tratar as infecções subjacentes com antibióticos
No tratamento do choque, a monitorização hemodinâmica para avaliar as pressões no coração e pulmões necessita de equipamentos e equipe de enfermagem especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário