Quelóide retirado após cirurgia
O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele. Ele se caracteriza por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele.
Manifestações clínicas
No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. O tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo. Algumas vezes podem ser acompanhados por prurido ou dor.
O quelóide acomete igualmente homens e mulheres, além de observa-se que os indivíduos de pele escura tem 15 vezes mais risco de adiquirir um quelóide, acredita-se que é devido à descendência africana e não à coloração escura da pele.
O tórax é a região mais acometida, além da região auricular, especificamente no lóbulo da orelha, decorrente do uso de brincos.
Tratamento
Deve-se ressaltar que não existe uma cura para o quelóide, porém há meios como a retirada cirúrgica que deve sempre ser acompanhada de outros tratamentos, como infiltração de corticosteróides, compressão ou radioterapia. A crioterapia com nitrogênio líquido (tratamento que congela o quelóide), precedendo a infiltração, também pode trazer bons resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário