domingo, 20 de setembro de 2009

Condiloma Acuminado

Condiloma é a designação genérica do Papilomavírus Humano. Outros denominações como condilomatose, condiloma acuminado e crista de galo também podem ser usadas. Varia de um indivíduo para o outro. Causam lesões verrugosas, a princípio microscópicas e de difícil visualização a olho desarmado, que vão lentamente crescendo como lesões sobrepostas umas às outras, formando a designação popular de crista de galo. Podem chegar, em indivíduos com higiene precária, a lesões coalescentes e grandes como a palma da mão de um adulto. Seu contágio é quase que exclusivamente sexual.As lesões podem estar escondidas dentro do meato urinário, dentro da vagina, no colo do útero ou reto, dificultando seu reconhecimento e retardando a procura de ajuda médica.

Transmissão:
É na relação sexual, mesmo que não haja penetração, mas pode ocorrer também por roupas íntimas contaminadas, toalhas compartilhadas e durante o parto para o recém nascido.

Manifestação:
Aparecimento de pequenas verrugas no pênis, vagina, no reto ou no colo do útero. Esta última forma de manifestação é a mais difícil de diagnosticar. Os vírus que originam verrugas visíveis são, em sua maioria, inofensivos.

Diagnóstico:
Exame laboratoriais do tipo Papanicoulau, peniscopia, colpocitologia, colposcopia ou biópsia. O vírus pode permanecer latente no corpo por anos, daí a importância das consultas periódicas ao ginecologista e da repetição anual do exame Papanicolau, especialmente por mulheres que tem vida sexual intensa.

Tratamento:
As verrugas são cauterizadas ou, dependendo do caso, removidas cirurgicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário