sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HEPATITE

É uma inflamação aguda e crônica do fígado.
Ela pode ser de origem viral (hepatite A, B, C, D e E), tóxica e medicamentosa, alcoólica, bacteriana ou parasitária.
A doença geralmente é aguda, mas pode evoluir até se tornar crônica, isso se durar mais de seis meses ou até mesmo um câncer. Todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas.

Hepatite A: é causada pelo vírus A. Sua contaminação ocorre pela via digestiva, por alimentos e água contaminados por matériais fecais, assim como pelo consumo de frutos do mar,podendo ocorrer de forma direta de pessoa para pessoa.É altamente contagiosa.
O tempo de incubação varia de 15 a 45 dias.
Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos. Pode ocorrer diarreia.A icterícia é mais comum no adulto (60%) do que na criança (25%). A icterícia desaparece em torno de duas a quatro semanas. É considerada uma hepatite branda, pois não indícios de mortalidade. Pode ser prevenida pela higiene e melhorias das condições sanitárias, bem como pela vacinação. É conhecida como a hepatite do viajante.

Hepatite B: é causada pelo vírus B. Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível.
A incubação varia de 30 a 100 dias.
Os sintomas são semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar a cirrose hepática.
Quanto mais cedo se adquire o vírus, maiores as chances de ter uma cirrose hepática.
Existe vacina para hepatite B, que é dada em três doses intramusculares e deve ser repetida a cada 10 anos.

Hepatite C: Hepatite que pode ser adquirida através de transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, e de grande preocupação para a Saúde Pública.



Cuidado ao fazer uma tatuagem: o procedimento
pode servir de porta de entrada para o mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário