segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Cancêr no Estomago



O estômago é o órgão que tem a função de armazenar por pequeno período os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos. O câncer de estômago (também denominado câncer gástrico) é a doença em que células malignas são encontradas nos tecidos do estômago. Os tumores do câncer de estômago se apresentam, predominantemente, sob a forma de três tipos histológicos: o adenocarcinoma, responsável por 95% dos tumores gástricos, o linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e o leiomiossarcoma.
Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. O pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos de idade.

Fatores de risco:
· Alimentação: uma pobre alimentação em vitamina A e C, carnes e peixes, ou ainda com um alto consumo de nitrato.
· Alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal.
· Fatores ambientais como a má conservação dos alimentos e a ingestão de água proveniente de poços.
· Abuso do tabaco.
· Abuso do álcool.
· Cirurgias prévias.

Sintomas:
· Perda de peso.
· Anorexia.
· Fadiga.
· Sensação de plenitude gástrica.
· Vômitos.
· Náuseas.
· Desconforto abdominal persistente.
· Vômitos com sangue ou sangue nas fezes.

Diagnóstico:
· Pesquisa de sangue oculto nas fezes.
· Endoscopia - um exame usando um tubo iluminado chamado endoscópio, que permite ao médico olhar diretamente o estômago. Durante a endoscopia, o médico pode também fazer:
· uma biópsia - remoção de uma amostra de tecido para ser examinada em um laboratório por um patologista.
· ultra-som endoscópico - técnica de imagem que usa ondas de som para criar uma imagem computadorizada do interior do estômago.


Tratamento:
· Cirurgia - para remover o tecido canceroso, assim como parte de um tecido não canceroso nos arredores do tumor. A operação mais comum é chamada gastrectomia. Se parte do estômago é removida a cirurgia é então chamada de gastrectomia subtotal ou parcial. Se o estômago todo é removido é chamada de gastrectomia total.
· Radioterapia - usa raios externos direcionados para o tecido canceroso, ou sementes internas implantadas no tecido canceroso para destruir as células cancerosas.
· Quimioterapia - usa drogas anticancerígenas para destruir células cancerosas e destruindo também células não cancerosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário